sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A Publicação de conteúdo cristão na internet



De 2007 para cá experimentamos um vigoroso crescimento de blogs evangélicos. Desde o início, a UBE teve um papel ativo na popularização do uso dos blogs por lideranças evangélicas para publicar conteúdo cristão na WEB. Fomos muito criticados por isso, pois havia um pensamento corrente sustentado pela maioria dos blogueiros veteranos da época de que blogs não eram meios de comunicação para qualquer um. E o pessimismo deles era evidente quando exigiam substância de blogueiros que apenas estavam começando.

Tendo iniciado em weblogs a partir de 2004, aprendi que dois anos são o mínimo que alguém precisa para começar a entender os "como, por que, quando, aonde e o quê" de um blog. Estamos nadando contra a corrente dominante, mas focávamos mais além. E começamos a colher os frutos disso em 2009 quando a UBE cresceu de 1.300 para cerca de 6.000 blogs afiliados. Com 20 a 25 milhões de evangélicos, o potencial de publicação de blogs por suas lideranças vai muito além dos 12.000 blogueiros evangélicos que estimamos existirem, hoje. Cem mil blogueiros não é um número utópico para os próximos quatro anos, se considerarmos a implantação da banda larga prometida pelo governo.

Como capacitar tão grande número de blogueiros sejam publicadores por excelência de conteúdo cristão na Internet? Bom, da mesma forma que poucos acreditariam que a UBE alcançaria 10.000 blogs afiliados em 2010, também podemos afirmar que tempos um sonho. E neste sonho podemos ver milhares de blogueiros publicando textos inspirados, eruditos, de assuntos e formas variados para o deleite de milhões de leitores. Isto é possível? É!

O que é conteúdo Cristão?

Conteúdo cristão é tudo que um cristão comprometido com o Senhor Jesus possa escrever. Li recentemente um lindo testemunho de uma moça que está blogando há pouco tempo. Também foi assim que comecei: publicando testemunhos no antigo Portal do Pastor Silas. Como muita gente estava lendo, reuni coragem e busquei conhecimento para começar a publicar no Blogger do Google. Na minha concepção, a melhor plataforma de blogs. É gratuita e o Google armazena e disponibiliza tudo o que escrevemos em sua "biblioteca" de buscas.

Conteúdo cristão é um testemunho, uma crônica, um sermão, esboço de sermão, poesia, poema, informação sobre música, artistas evangélicos, utilidade pública, tecnologia digital, design, cartoon evangélico, missões, jornal da igreja local, fotos de eventos locais, aconselhamento, curso bíblico, apologia, escatologia, comentários sobre qualquer notícia atual, reportagens, tradução de sermões, artigos sobre culinária, artigos sobre saúde, artigos sobre vestuário, beleza, enfim - críticas, compartilhamento de tecnologia e conhecimento sobre blogs - etc.

A criatividade e o compromisso de investir no próprio talento são a trilha para a excelência. Um blog onde somente há postagens de autoria alheia é muito criticado pelos veteranos. Eles detestam copiadores. Sei que não é proibido copiar algum texto (com os devidos créditos de autoria) mas fazer da cópia um costume recorrente, é falta de personalidade. Sobre escrever, nem todos começam como Machado ou Drumond, mas quem investir em muita leitura de bons autores da língua portuguesa vai aprender a escrever bem, para levar muita inspiração e alegria a muitos leitores.

Não é nenhuma utopia acreditar que muitos blogueiros da UBE escreverão livros e serão famosos por suas opiniões na Internet. Mas é preciso ter coragem para começar a escrever. É mais difícil escrever um texto do que criar um blog. Assim que você publica, seu texto estará disponível em qualquer lugar do mundo - graças ao Google. Se você tem o dom de Deus para evangelizar, seu texto inspirado vai exatamente ao encontro da pessoa com quem o Senhor queira falar.

A próxima geração vai se informar na Internet. Se você não estiver por lá escrevendo e publicando, o ateu, o incrédulo e o jornalista que detesta crentes, vão estar ali. Se Deus nos tem dado toda esta tecnologia de comunicação, gratuita, como poderemos enterrar essa oportunidade e deisar sua utilização para o mundo, como aconteceu antes com o rádio e a TV?

Este é o tempo para começar a blogar. Este é o tempo para voltar a blogar. A UBE acredita que há potencial em você para fazer a grande diferença. O Brasil precisa do Senhor Jesus, e uma enorme porta está aberta para falar do amor de Cristo de várias maneiras. Aceite o desafio: publique, aprenda a publicar, invista em leitura e redação, além de convidar outros para ajudá-lo(a) a fazer o mesmo.



Por João Batista Cruzué. Publicado em Olhar Cristão.

2 comentários:

Alexandre Pitante disse...

Paz do Senhor, verdade querido os blogs evangélicos tiveram um crescimento significativo, mas graças a Deus por isso, temos que usar a tecnologia como uma ferramenta de evangelização.
Muito bom seu blog, estou seguindo.

Visite meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo.

http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

Siga-nos também.

Fica com Deus.
Um abraço, Alexandre Pitante.

Pastor Rivelino disse...

graça e paaaaazzzzzzz amado de Deus e profeta nesta geração.que o senhor te abençoe mais e mais.
muito bom o seu blog,já estou seguindo.
quando puder visite o meu blog(http://pastorriva.blogspot.com/) e deixe seu comentário.
um forte abraço

Pr. Rivelino.