sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Ética Cristã acima das éticas seculares




As diversas visões filosóficas da ética podem confundir. Entretanto, o cristão deve basear-se na Palavra de Deus para fazer o que é certo e deixar o que é errado. A Bíblia é a nossa regra de fé e prática, é o código de regra do cristão, especialmente do pastor ou ministro do Evangelho. A Ética Cristã não depende da situação, dos meios ou dos fins (Sl 119.105).
Nos Evangelhos encontramos exemplos dessa Ética no Sermão da Montanha - as regras básicas do Reino de Deus trazidos por Jesus Cristo. A Ética do Sermão do Monte e das demais partes do Evangelho é tão elevada que nem mesmo a maioria dos cristãos a tem levado à prática. Se não vejamos:
A justiça do cristão deve exceder a dos escribas e fariseus (Mt 5.20). Quem somente olhar para uma mulher, pensando em adulterar com ela, já adulterou (Mt 5.28). Só é permitido o divórcio se o cônjuge praticar infidelidade; outro motivo não tem respaldo nas normas de Cristo (Mt 5.32 e 19.19). O falar deve ser sim, sim; não, não; o que disso passa é de procedência maligna (Mt 5.37). O certo é amar os inimigos, bendizer os que nos maldizem, fazer o bem aos que nos odeiam e orar pelos que nos maltratam (Mt 5.44). Cristo mandou que sejamos perfeitos como é nosso Pai que está nos céus (Mt 5.48). Só devemos fazer aos homens o que queremos que eles nos façam (Mt 7.12). Se o irmão pecar contra nós, devemos perdoar sempre, até 70 x 7 (Mt 18.22). É para dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus (Mt 22.21). Nas Epístolas encontramos mais da Ética Cristã: devemos fazer tudo para a glória de Deus (1 Co 10.31); fazer tudo em nome de Jesus, dando graças a Deus (Cl 3.17); fazer de todo o coração, como ao Senhor (Cl 3.23); fazer o que é lícito e conveniente diante de Deus (1 Co 10.23); não dar escândalo ao mais fraco (1 Co 8.19-13) etc.


Por Pr. Elinaldo Renovato

Nenhum comentário: