quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O Tema é Oração!!!

No trimestre passado (julho-agosto-setembro) tivemos como tema das "Lições Bíblicas" na Escola Bíblica Dominical "O Ministério Profético na Bíblia". Como um dos canais de comunicação de Deus para com o homem, as profecias tem a tríade função de edificar, exortar e consolar (1 Coríntios 14.3) àquele que a ouve ou recebe. Os profetas tornam-se boca de Deus aqui na terra (Exôdo 7.1,2), anunciando integralmente o que o Pai Celestial os revela, pois, fazendo assim, a profecia alcança autenticidade e não se torna fruto de ação humana.

Já no 4°. trimestre do corrente ano (outubro-novembro-dezembro) estaremos debruçados a estudar sobre a singular forma de falarmos com o Criador: a Oração. Comentada pelo Pastor Eliezer de Lira e Silva, conhecido conferencista de Escolas Bíblicas em todo país e Diretor do Projeto Missionário Ide Ensinai em Moçambique, África, as "Lições Bíblicas" (para faixa etária de jovens e adultos) destes últimos três meses do ano tem como tema "O Poder e o Ministério da Oração -   o relacionamento do cristão com Deus", trazendo em suas páginas treze lições temáticas e seqüenciais sobre o citado tema, para nosso proveitoso estudo, as quais são:

  • Lição 1 - O que é Oração
  • Lição 2 - A Oração no Antigo Testamento
  • Lição 3 - A Oração Sábia
  • Lição 4 - A Oração em o Novo Testamento
  • Lição 5 - Orando como Jesus ensinou
  • Lição 6 - A importância da Oração na vida do crente
  • Lição 7 - A Oração da Igreja e o trabalho do Espírito Santo
  • Lição 8 - A Oração Sacerdotal de Jesus Cristo
  • Lição 9 - A Oração e a Vontade de Deus
  • Lição 10 - O Ministério da Intercessão
  • Lição 11 - A Oração que conduz ao Perdão
  • Lição 12 - Quando o crente não Ora
  • Lição 13 - Se o meu povo Orar


Relevante tema para nossos dias! Há muitos crentes "terceirizando" a Oração, delegando-a a outros para orar por sua vida e projetos, esquecendo-se que a Oração é um momento pessoal de íntima comunhão com Deus e, quem assim faz alcança benefícios materiais e espirituais (segundo a Vontade de Deus), "porque aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e, ao que bate, se abre" (Mateus 7.7,8).

É inconcebível uma vida cristã que prevaleça sobre o pecado e produza frutos, sem a prática da Oração. Ela é uma via de mão dupla, pela qual clamamos a Deus (Jeremias 33.3), Ele nos ouve (Salmos 65.2a) e nos responde (Mateus 21.22). Por isto, encontramos na Bíblia exemplos dos efeitos que a Oração provoca quando feita por um justo (Tiago 5.16b). Vejamos: Remédio para preocupação e inquietude (Filipenses 4.6); arma para o combate espiritual (Rm 15.30); cura o doente (Tiago 5.15); liberta das prisões (Atos 12.5-11); expulsa demônios (Marcos 9.29; Mateus 17.21); faz viver (Issaias 38.1-5); perdoa pecados (2 Crônicas 7.14); sara a terra (2 Crônicas 7.14); etc, etc. O próprio Senhor Jesus nos demonstrou, enquanto no exercício de seu ministério público e terreno, uma vida de Oração (Mateus 6.1-3; 14.23; 26.36; Marcos 1.35). Que dirá nós, serem humanos fracos e limitados?

Portanto, faz-se necessário vigiarmos e buscarmos trilhar incessantemente o caminho da Oração, "até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Efésios 4.13), edificando-nos em amor, reverberando a imagem e semelhança de Cristo, neste mundo obscuro e pecaminoso.

Em Paz,

Paulo Cícero
                  

Nenhum comentário: